Conteúdo Programático

1. Introdução ao Sistema de Franquias (1h)

Fundamentos do sistema de franquias.

Evolução histórica e desenvolvimento do mercado de franquias.

Legislação específica que regula as franquias no Brasil.

Propriedade Intelectual e Franquias.

 

2. Formação e Gestão de Equipes (1h)

Atração e seleção de colaboradores alinhados com a cultura da franquia.

Técnicas de motivação e engajamento de equipes.

Desenvolvimento de um plano de treinamento.

 

3. Direito do Consumidor no Franchising (1h)

Princípios Básicos do Direito do Consumidor aplicados às franquias.

Publicidade e práticas comerciais conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Direitos do Consumidor no E-commerce nas atividades de Franchising.

 

4. Estratégias de Marketing para Franquias (1h)

Plano de marketing: objetivos da franquia e da marca. 

Uso do marketing digital.

O Emprego do Inbound Marketing no processo de fidelização de clientes.

 

5. Modelos de Negócios em Franchising (1h)

Estrutura organizacional de uma franquia.

Análise financeira para franquias.

Tecnologia e inovação no franchising.

 

6. Análise de Ponto Comercial e Contrato de Locação (1h)

Critérios para escolha do ponto comercial.

Principais cláusulas e considerações em contratos de locação.

 

7. Contratos de Franquia (1h)

Estruturação e fundamentos de um Contrato de Franquia.

Circular de Oferta de Franquia (COF) e taxas envolvidas.

Previsão de Território de Atuação.

A Renovação, Transferência e Rescisão sua previsão contratual.

 

 

8. Responsabilidade Perante Terceiros (1h)

Responsabilidade civil no contexto de franquias.

Gestão de riscos e seguros para proteção contra responsabilidades.

Seguros como forma de proteção contra potenciais responsabilidades.

O curso de “FRANQUIAS: Estratégias Jurídicas e Operacionais para o Sucesso”, possui uma abordagem interdisciplinar, que combina os princípios legais com as práticas de gestão de negócios abordando temas específicos do franchising. Este curso destina-se a empreendedores e profissionais que buscam identificar oportunidades de negócios no franchising, bem como entender ou ampliar sua visão sobre gestão de franquias considerando uma base legal e prática sobre o tema.

Este curso inclui:

  • 10h

    Aulas Presenciais

  • Calendário

    23 de Novembro de 2024

  • Certificação

    Certificação de Conclusão